Este é o Yamaha Natural Sound Integrated Stereo Amplifier, lançado entre 1980 e 1982, um modelo que alia uma estética moderna para a época a uma sonoridade refinada e transparente, fiel à filosofia “Natural Sound” da Yamaha.
Um dos grandes destaques desta série é o excelente pré-amplificador phono integrado — algo raro na época, sobretudo num aparelho com aspeto moderno. Oferece um invulgar seletor phono de 6 posições, além do famoso botão DISC DIRECT, que permite contornar os controlos de tom e balanço, enviando o sinal analógico puro diretamente para a secção de amplificação.
O desempenho sonoro é limpo, detalhado, com uma assinatura sonora neutra e dinâmica agradável, embora os graves possam parecer algo tímidos para alguns gostos ou géneros musicais. Não tem o calor e corpo dos amplificadores dos anos 70, mas compensa com uma apresentação mais realista e fiel.
Um ponto fraco conhecido desta gama são os seletores deslizantes, que com o tempo costumam dar problemas ou necessitar de limpeza. Já é raro encontrar um exemplar totalmente funcional nessa parte sem qualquer intervenção.
Ainda assim, são amplificadores belos, potentes e elegantes, com um design limpo e um som que continua a conquistar pelo seu equilíbrio e naturalidade.
Um clássico da Yamaha numa era de transição do hi-fi — não tem o calor vintage, mas tem algo mais difícil de encontrar: neutralidade e honestidade sonora.
Power output: 100 watts per channel into 8Ω (stereo)
Frequency response: 20Hz to 20kHz
Total harmonic distortion: 0.01%
Damping factor: 55
Input sensitivity: 0.16mV (MC), 2.5mV (MM), 150mV (line)
Signal to noise ratio: 77dB (MC), 93dB (MM), 103dB (line)
Channel separation: 70dB (MM), 70dB (MC), 70dB (line)
Output: 150mV (line)
Dimensions: 435 x 133 x 365mm
Weight: 10.5kg
Year: 1980











